Por quê? Se nós somos brasileiros e na nossa cultura não existe este tipo de comemoração? Bem, em primeiro lugar, porque o dia das bruxas não é um dia qualquer, mas algo que se relaciona com aquilo que nós comemoramos no dia 2 de novembro: O dia dos mortos. E também com aquilo que nós comemoramos no dia 1º de novembro, o dia de Todos os Santos!
Tudo começa nos primórdios e baseia-se na religião de povos que habitaram todo o leste europeu ainda antes da grande expansão do poderoso império romano! Tudo parece começar com as hallowinas, que eram as guardiãs do saber oculto, as sacerdotisas da religião celta.
Para os povos Celtas, o dia 31 de outubro era um dia perdido dentro do calendário, que começava em 1º de novembro e terminava em 30 de outubro. Este dia era considerado muito especial, porque era nele que os mortos podiam facilmente fazer contato com os vivos.
Pela presença de tantas forças astrais, e por ser no dia 31 de outubro a data média em que o Sol encontra-se mais longe da Terra (sim, naquela época eles já sabiam disso), as sacerdotisas daquela religião consideravam que nesta data havia muita energia no ar, e a distância entre os vivos e os mortos era menor, por isso, os feitiços e a magia tinham muito mais poder.
O dia de Todos os Santos e o dia dos Mortos, já remota do inicio do segundo século, quando o cristianismo passa a ser considerado a religião oficial do Império Romano. O objetivo era o seguinte: Constantino, o primeiro imperador cristão, não conseguia dar fim às comemorações do Halloween, então propôs outra data cristã para que esta substituísse a festa pagã. Então, tudo no final das contas é a mesma coisa. Porém, como todas as comemorações feitas no inicio da Idade Média são muito tristonhas, é bem mais divertido festejar com os pagãos! ;-)
Ah, e bem, já que a essência do Halloween é comemorar um novo ciclo solar (ano) que se inicia, Feliz ano novo celta... Ou feliz dia das Bruxas!!!
0 comentários:
Postar um comentário