A eterna briga pelo mercado editorial do universo dos super heróis, protagonizada pelas editoras norte-americanas DC Comics e Marvel, terá mais uma batalha acirrada em 2012. Porém, apesar de se desenvolver no próximo ano, a batalha já começou com a Warner Bros e a Columbia Pictures divulgando os cartazes de seus filmes.
Por coincidência (ou mero caso de espionagem) os cartazes dos dois filmes são bem semelhates, apesar de que, com conta da trama, se destinam a públicos um pouquinho diferentes. Trabalhando apenas com luzes e sombras, os cartazes dos dois filmes deixam um "quê" de mistério no ar ao sintetizarem todo o roteiro do filme em apenas uma imagem. Analizando por este prisma da síntese de roteiro, o cartaz do Batman sai à frente nesta batalha, visto que, apesar de ser misterioso, não deixa dúvidas sobre o que vai acontecer no filme.
No cartaz, Bane (interpretado por Tom Hardy) aparece ao fundo e de costas, com a máscara do Batman quebrada em primeiro plano, atrás do vilão. É o filme que marca não apenas a queda do morcegão, mas também o último filme em que Christian Bale viverá o herói mais humano da DC.
Por outro lado, o filme The Untold Story (A história não contada) do Homem-aranha apresenta um cartaz quase poético, com a imagem de um garoto (Peter Parker, vivido por Andrew Garfield) meio acuado no alto de duas paredes rugosas e com a sua sombra se transformando na sombra de uma aranha.
Da forma como está apresentado, sem cores e com o menino na postura em que está, o cartaz promete um filme com um drama psicológico bem mais intenso que a média dos filmes do aracnídeo, o que pode ser excelente se for bem feito. Mas a sinopse divulgada não joga luzes sobre este aspecto. Ela apenas revela que o filme será centrado no começo da história do Homem-aranha, revelando detalhes que jamais vieram a público.
E por falar em público, a história do homem morcego, por trazer para a telona um roteiro lançado nos quadrinhos há quase vinte anos, pode ter um poder atrativo maior do que o do aracnideo para pessoas mais velhas, que leram esta história no passado mas que, talvez, nem estejam mais ligados no universo do HQ. Por outro lado, por trazer uma história totalmente inédita, o filme do Homem-aranha criará muito mais ansiedade do que Batman, tanto nos fãs do aracnideo como naqueles que apenas curtem acompanhar sua história.
0 comentários:
Postar um comentário