O grupo Abril, detentora dos direitos sobre a marca da MTV aqui no Brasil, está encerrando as atividades deste canal de televisão em nosso país. A empresa detinha os direitos sobre a marca até 2018, mas devido a um processo de reorganização interna, o grupo abriu mão dos direitos sobre marca, para tristeza geral de gerações que cresceram e aprenderam a amar música através deste canal.
Agora a MTV Brasil será produzida aqui no Brasil pela mesma empresa dos EUA que licenciava a marca para a Abril. Esta empresa é a mesma que transmite a Nickelodeon e outros canais pagos aqui no Brasil. Por isso, a nova MTV Brasil será exibida somente em operadoras de televisão pagas que fecharem contrato com a emissora.
A MTV Brasil foi lançada em 1990 em São Paulo e teve um rápido crescimento por todo o país ao longo desta década, atingindo seu ápce entre a geração que era jovem entre o final desta década e o início dos anos 2000. A MTV Brasil nasceu sendo uma emissora rock, e foi responsável pelo sucesso de diversas bandas da década de 1990 e dos anos 2000, como foi o caso de Charlie Brown Jr., Raimundos, Pitty e outras tantas que devem parte do seu sucesso à aposta que a emissora fez nelas.
Nos últimos anos a emissora foi perdendo a sua pegada rock, passando a ser mais pop e fazendo algumas apostas erradas de bandas, como o fato de terem apostado fortemente no happy rock, o que a fez perder muitos de seus telespectadores mais velhos e conseguindo prender fielmente poucos desta nova geração internética. Como resultado, a emissora perdeu faturamento, não conseguiu mais se achar e agora dá adeus à nossa grade televisiva.
A emissora é responsável por moldar não somente o nosso cenário musical do rock, como também parte do nosso design, publicidade, artes plásticas e audiovisual. Quem não se encantava com aqueles comerciais sem noção dela? Quem que fez um curso superior em alguma destas áreas que nunca se deparou com uma discussão sobre as produções da emissora como sendo parte de uma aula?
E além das propagandas feitas para solidificar a marca no imaginário de seus telespectadores, uma das coisas mais marcantes da emissora eram suas campanhas sociais, sempre atreladas a temas jovens, como prevenção da AIDS. Elas também eram uma verdadeira aula de propaganda, sempre muito criativas e inovadoras. Nos primeiros anos deste milênio a emissora era tão forte dentre os jovens que se dava ao luxo de parar sua programação e deixar uma tela preta por 30 minutos com a seguinte mensagem: "desligue a televisão e vá ler um livro". Mesmo com tanta ousadia, ao invés de telespectadores, a emissora conquistava fãs com atitudes como esta.
A MTV Brasil foi a primeira, e ainda é a única, a ter mais do que telespectadores, a emissora conquistava verdadeiros fãs de sua programação. Por isso, a sua saída do mercado é tão sentida por todos que trabalham com arte nesta esfera.
E a gente sente mesmo sabendo que uma outra MTV Brasil continuará existindo, com uma proposta semelhante de fazer televisão, porém, não serão os mesmos apresentadores e, principalmente, não existirá o mesmo respeito nem o mesmo saudosismo pelos VJs mais antigos... nem existirá mais aquela referência toda aos programas que marcaram certa geração.
Assim sendo, fica aqui o nosso pesar pela morte da MTV Brasil e também o nosso desejo de muito sucesso à esta nova MTV Brasil que surge, provavelmente, mais parecida com a dos EUA.
Assuntos deste post:
televisão
|
Estou lendo: O adeus da MTV Brasil como a conhecemosTweet this! | Assine o Feed |
Artigos Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário