Como nem tudo o que parece é, e o Fan Fit gosta de brincar de desvendar os segredos, neste pequenino texto desvendaremos o que talvez seja a maior mentira da humanidade. A mentira acontece todo o natal e não é, de forma alguma, relacionada ao Papai Noel (afinal, todos sabem que mentira é dizer que ele não existe, porque ele existe SIM! Nos filmes, na imaginação dos pequenos...).
Bom, a questão é: todo mundo acha que no natal se comemora o nascimento de um neném pra lá de especial, mas acontece que não é bem assim. A verdade é que ninguém sabe quando foi que o filho de José e Maria nasceu. Lembra do nosso texto sobre o Halloween? Nesta mesma época em que o Halloween surgiu, também se criou o natal. E pelo mesmo motivo.
Entre os dias 21 e 25 de dezembro acontece o Solstício de inverno na Europa, e é este período que marca o ponto máximo de distância entre a Terra e o Sol na órbita solar. O solstício era muito comemorado pelo povo Celta por marcar o início de um tempo mais quente para eles. Nesta época do ano, em países como a Escócia, o Sol pode chegar a aparecer por apenas 3 horas por dia (quase impossível para nós brasileiros, conseguirmos sequer imaginar com seria isso). São as noites mais longas do ano para eles, por isso o cristianismo primitivo escolheu esta data para representar o nascimento daquele que veio para trazer a luz ao mundo (entende agora o significado disso?).
Na verdade, o natal vem sendo comemorado pela humanidade por milênios de anos, antes mesmo do nascimento do bebê que trás sentido ao natal cristão. E hoje em dia, com a figura do Papai Noel, da troca de presentes e do peru natalino, a data vem ganhando um novo significado, muito mais festivo, contemporâneo, capitalista e... Mais uma vez, pagão.
0 comentários:
Postar um comentário